Plano de ação em saúde é lançado na COP 30 em Belém para enfrentar adaptação climática
Ministério da Saúde integra barcos-hospitais ao programa 'Agora Tem Especialistas' no PA
Nesta quinta-feira (13), durante a reunião ministerial de Clima e Saúde na COP 30, foi lançado o Plano de Ação em Saúde de Belém, o primeiro plano internacional dedicado exclusivamente à adaptação climática no setor de saúde.
O texto propõe ações para os países lidarem com os efeitos já sentidos da mudança do clima, que põe em risco, principalmente, as populações mais vulneráveis.
O evento ocorreu na Plenária Amazonas (Zona Azul) e reuniu representantes do Brasil e do exterior para consolidar ações globais contra os efeitos das mudanças climáticas na saúde pública.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Objetivos centrais
O principal objetivo do plano é fortalecer a adaptação e a resiliência do setor de saúde às mudanças climáticas, por meio de:
- Sistemas integrados de vigilância e monitoramento;
- Aceleração do fortalecimento das capacidades técnicas e institucionais;
- Promoção de políticas públicas baseadas em evidências;
- Inovação e produção sustentável no setor de saúde.
Plano de ação em saúde de Belém.
Rafael Medelima / COP30
O ministro Alexandre Padilha disse que "o plano é uma nova estratégia de saúde para a Amazônia, além de alertar o mundo da necessidade de um plano de adaptação do sistema de saúde, mostrando que o Brasil está fazendo ao adaptar o sistema de saúde, para ser resiliente, que sobreviva às mudanças climáticas.
Linhas de ação essenciais para a adaptação
Vigilância e monitoramento: Desenvolvimento e fortalecimento de sistemas para identificação precoce de riscos ligados ao clima e saúde.
Políticas baseadas em evidências e capacitação: Formulação e implementação de estratégias informadas por dados científicos, com investimento na formação de profissionais da saúde.
Inovação, produção e saúde digital: Incentivo a tecnologias digitais, inovação científica e produção sustentável para melhorar a resposta do sistema de saúde.
Outras ações em saúde
O plano representa um marco da COP 30 e foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, junto da CEO da COP 30, Ana Toni, além de Ilan Goldfajn, presidente do BID, e Alan Dangour, da Wellcome Trust.
Junto com o lançamento, foi anunciada uma coalizão de financiadores que disponibiliza um investimento imediato de US$ 300 milhões para projetos que envolvem saúde e clima.
Paralelamente, o Brasil apresentou o AdaptaSUS, seu Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, desenvolvido com participação social e no diálogo federativo.
O documento visa fortalecer os sistemas de saúde no país para os desafios atuais e futuros das mudanças climáticas.
Saúde na COP
O sistema público de saúde atingiu, nesta quarta-feira (12), mil atendimentos de público da COP 30 e de moradores de Belém em sete dias durante a Cúpula do Clima e a conferência da ONU. O dado é do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde, divulgado pelo ministro Alexandre Padilha.
Entre os hospitais destacados para cuidados médicos na COP, o que mais registrou atendimentos foi o Hospital de Campanha da Força Nacional do SUS (HCamp), instalado na Usina da Paz Jurunas/Condor.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PAFONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/11/13/plano-de-acao-em-saude-e-lancado-na-cop-30-em-belem-para-enfrentar-adaptacao-climatica.ghtml