Voluntários do Humanika socorrem idoso de 83 anos com sinais de infarto na comunidade Santa Cruz, em Aveiro
Idoso foi estabilizado em uma sala de emergência improvisada e levado de barco até o Hospital Municipal de Itaituba
Divulgação
Voluntários do Projeto Humanika prestaram atendimento emergencial a um homem de 83 anos que apresentou princípio de infarto durante ações de saúde realizadas quarta-feira (11) na comunidade de Santa Cruz, em Aveiro, no oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A equipe, que é formada por seis médicos, 24 estudantes de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) e sete missionários da ONG Amazônia Canaã, realizava triagem com moradores quando o idoso chegou relatando forte dor no peito, um dos principais sinais de infarto. Ele foi imediatamente levado para uma sala de emergência montada dentro de uma escola.
Reconhecimento rápido salvou a vida do paciente
Em casos de suspeita de infarto, a agilidade no atendimento faz diferença no desfecho clínico. Após receber os primeiros cuidados, o homem foi transferido de barco para o Hospital Municipal de Itaituba. A viagem durou cerca de duas horas.
“Sempre que as doenças vão surgir, elas dão algum sinal. A melhor recomendação é procurar um médico o quanto antes”, explicou o urologista Eufanio Saquetti, que participa do Projeto Humanika pelo quinto ano consecutivo.
Na quarta-feira (12), os atendimentos foram realizados em Brasília Legal, na Unidade Básica de Saúde e no Salão Paroquial. Nesta quinta (13), a equipe atua em Fordlândia.
Na sexta e no sábado (14 e 15), o projeto encerra as atividades em Aveiro, sempre em espaços públicos como escolas, UBS e paróquias, das 8h às 18h. Para receber atendimento, basta comparecer aos locais com documento de identificação, se possível.
Este ano, as ações contam com apoio da Prefeitura de Aveiro. Para ampliar o alcance do atendimento, estudantes do Centro Universitário Integrado também estão reforçando o atendimento no Hospital Municipal de Aveiro, em plantões de 12 horas.
A expectativa é realizar 1.200 consultas clínicas, ginecológicas e urológicas, além de 60 pequenos procedimentos cirúrgicos, como vasectomias, retirada de hérnias, remoção de sinais, lipomas e drenagem de cistos sebáceos. O projeto também distribui medicamentos e materiais para atendimentos emergenciais.
Saiba quais os sinais do infarto e como prevenir o problema
Projeto fortalece cuidados de saúde na região
Idealizado pela ONG Amazônia Canaã, que já atua na Região Norte do Brasil há mais de 30 anos levando assistência médica e odontológica gratuita a comunidades ribeirinhas, o Projeto Humanika atua há quatro anos seguidos no Pará, com serviços médicos.
Lideranças locais da Região Norte relatam que todas essas ações têm melhorado indicadores de vacinação, controle de doenças crônicas e orientações de prevenção.
Nas quatro edições do Projeto Humanika realizadas no Pará, cerca de 150 profissionais e estudantes já participaram, totalizando mais de 3,5 mil atendimentos, mais de 700 procedimentos e mais de 13 mil caixas de medicamentos distribuídos.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e RegiãoFONTE: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/11/14/voluntarios-do-humanika-socorrem-idoso-de-83-anos-com-sinais-de-infarto-na-comunidade-santa-cruz-em-aveiro.ghtml