Após itinerância nacional exposição ‘Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos’ chega a Santarém
12/09/2025
(Foto: Reprodução) Exposição que retrata a festa do Sairé chega a Santarém
Alexandre Baena
A exposição fotográfica itinerante ‘Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos’, do fotógrafo, cineasta e documentarista, Alexandre Baena, chega a Santarém, oeste paraense, para a festividade do Sairé. A primeira parada é no Centro Cultural João Fona, com abertura ao público nesta sexta-feira (12), às 17h.
A itinerância levou as cinco regiões do Brasil a exuberante Festividade do Sairé, momentos profundos dentro de uma narrativa que apresenta, a junção de fé, a arte secular e o pertencimento cultural de um povo. O rito cultural-religioso e a famosa disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, o universo do Sairé, realizado todo ano na vila de Alter do Chão, em Santarém, são retratados nas telas.
A partir do dia 18 de setembro, às 09h, a exposição inicia na Casa Santarém, em Alter do Chão, na Praça do Sairé, onde permanecerá até o final da festividade, voltando para o Centro Cultural João Fona, no dia 22 de setembro.
Exposição itinerante de fotografias do Sairé chega a Santarém
Valorização das tradições
Com a curadoria do próprio Alexandre, a mostra nos remete a salvaguarda e a valorização das tradições que fazem parte da identidade que caracteriza o Sairé, para esta e as futuras gerações, a festividade do Sairé é um patrimônio cultural imaterial que merece ser respeitado e celebrado.
“É uma manifestação religiosa que louva o Divino Espírito Santo incorporado por elementos da natureza e a tradição Paraense, busca a valorização colocando em foco particularidades dos povos tradicionais, tendo em primeiro plano o rito religioso e sua corte e apresentando a disputa dos Botos, de forma a contar a narrativa através dos dois Botos em cooperação, esse é o mapeamento da identidade da tradição cultural vibrante dessa celebração que tem uma imersão na cultura dos povos tradicionais”, destacou o fotógrafo.
Coroa do Divino Espírito Santo - símbolo do rito religioso do Sairé
Alexandre Baena
A itinerância
A exposição teve sua abertura oficial no dia 11 de fevereiro de 2025, no Senado Federal no espaço cultural Senador Ivandro Cunha Lima em Brasília-DF, seguindo em itinerância pelo Paraná (Universidade Federal do Paraná), Minas Gerais (CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais), Bahia (Museu Eugênio Teixeira Leal), retornou a Brasília (Museu Nacional da República) como parte da programação do 4º Fórum internacional sobre a Amazônia (FIA) da Universidade de Brasília, seguindo para o Amazonas em Manaus (Centro Cultural Palácio da Justiça), Belém do Pará (Galeria Fidanza - Museu de Arte Sacra) e agora chegando a cidade de Santarém, onde será montada durante a festividade do Sairé.
Ao final da itinerância nacional será entregue para o acervo de cada espaço que recebeu a exposição uma tela doada pelo projeto. “Estamos fortalecendo os laços culturais, a arte, divulgando Santarém e Alter do Chão como importante destaque no turismo brasileiro, a produção artesanal, a tradição ancestral, é uma honra poder fortalecer a importância do festival deixando nos quatro cantos do país um pedacinho do Sairé”, enfatizou.
Muito além das imagens a mostra percorreu o Brasil apresentando uma conexão cultural, um diálogo que mostra aos milhares de visitantes de todas as idades, estudantes, turistas, profissionais de diversas áreas não apenas a beleza da festividade, mas a preservação da cultura, das raízes de uma das mais belas manifestações seculares do Pará.
Encantamento de uma tradição
Baena nos apresenta em suas telas em cores vibrantes todo o encantamento de uma tradição com mais de 300 anos. “Além dos símbolos, há os elementos que fazem parte da celebração, durante o festejo, um grupo seleto que é responsável por um momento de conexão com o rito religioso, que transcende o que os olhos podem ver. Na parte profana, o momento de destaque da festividade é a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa, fazendo uma celebração importante para a população, que valoriza a história e a cultura, mostrando a riqueza da tradição da nossa Amazônia Paraense”, enfatiza.
Alexandre Baena no Sairé de 2024
Divulgação
As telas do fotógrafo apresentam os elementos centrais do louvor à Santíssima Trindade em Alter do Chão e em paralelo o lado profano, tão expressivos.
“O Rito Religioso tem a presença forte dos povos tradicionais, de ribeirinhos, quilombolas, do Povo Borari, todos com traços bem expressivos, com uma expografia que vai da colocação dos mastros, as rezas e seus cantos de louvores, e culmina na disputa dos botos, com os elementos de indumentária, as cores vibrantes e a presença dos povos tradicionais é evidente em cada uma das telas”, explicou.
Serviço:
🖼️ Exposição ‘Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos’
🧔🏻Artista: Alexandre Baena
📸 Técnica: fotografias
🗓️ Abertura oficial: 12 de setembro de 2025
🏛️ Local: Centro Cultural João Fona - Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha, Orla da Cidade,
⏰ Hora: 17h
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região