Atletas formam laço no Rio Tapajós em ação do Outubro Rosa e alertam para prevenção do câncer de mama
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Atletas santarenas em ensaio fotográfico em apoio à campanha Outubro Rosa
Divulgação
Um grupo de 14 mulheres atletas do Banco do Cachorro, grupo de natação em águas abertas de Santarém, no oeste do Pará, reuniu-se na orla da cidade, às margens do Rio Tapajós, para um ensaio fotográfico em apoio à campanha Outubro Rosa. A ação, realizada no fim da semana passada, teve como objetivo principal alertar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As atletas formaram um laço humano para demostrar e incentivar a solidariedade. As imagens foram publicadas nas redes sociais do grupo para amplificar a mensagem de autocuidado.
A professora de educação física e atleta Ruth de Souza Pereira, uma das organizadoras da ação, destacou a motivação por trás do gesto. "O objetivo é aderir à campanha mundial de conscientização. Acreditamos que, como atletas, podemos ajudar nesse alerta às mulheres, incentivando o autocuidado e mostrando que o esporte é um aliado na prevenção e no tratamento", afirmou Ruth. Ela também mencionou que a ação busca incentivar os atletas homens do grupo – que são a maioria – a cuidarem das mulheres em suas vidas.
A natação no Tapajós, segundo ela, oferece uma sensação única de liberdade que torna a prática mais prazerosa. A iniciativa fotográfica é a primeira do tipo, mas o grupo já tem tradição em participar de campanhas mensais, como corridas e arrecadação de donativos para a Casa Rosa e hospitais locais.
Atleta Marli Barroso fala sobre apoio ao Outubro Rosa
Com experiência pessoal próxima do câncer – acompanha amigas e uma familiar em diferentes fases, desde a descoberta recente até a cura –, Ruth enfatizou a importância do diagnóstico precoce.
"Percebi como a descoberta precoce, o autoexame, foi um diferencial em um caso recente. O tratamento tem maior chance de cura e pode ser menos agressivo. Quando nos mostramos nas fotos, nos solidarizamos com as mulheres com câncer e incentivamos outras a se cuidarem, a fazerem seus exames. Acreditamos que, através das fotos, mostramos que estamos perto, que podemos ajudar, que estamos juntas na causa", completou.
Para a atleta Gislaine Einsfeld, unir a causa à prática esportiva foi uma decisão natural. "Apoio a causa e acredito que a prática de atividade física é importante para a prevenção de doenças, inclusive o câncer de mama", declarou. Ela descreveu o sentimento durante o ensaio como solidariedade às mulheres que passaram ou passam pelo tratamento. "É possível perceber a união do grupo, uma vez que a maioria das nadadoras estava presente", completou, destacando o apoio mútuo entre as mulheres.
Com um histórico familiar que reforça a urgência do tema – sua avó materna faleceu vítima da doença há 40 anos –, Gislaine deixa um recado direto para as mulheres de Santarém. "Fazer atividades físicas proporciona bem-estar físico e mental, além da socialização com pessoas com a mesma afinidade. Todas as mulheres da família sabem da importância do diagnóstico precoce para um tratamento efetivo", alertou.
Atletas unidas em prol da conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama
Divulgação
Outra participante da ação, com histórico familiar de câncer, foi a atleta Marli Barroso. Ela chama a atenção para a inclusão da prática esportiva na rotina e ressalta a força positiva do esporte. “A animação da equipe faz muita diferença. Fazer parte dessa campanha é um refúgio emocionante”, conclui.
O grupo, que treina durante a semana, aos fins de tarde, na orla da cidade, herdou o nome curioso de um ponto de encontro: um banco onde um cachorro chamado Nairu costumava descansar e acompanhar os atletas durante os treinos. A iniciativa no rio Tapajós reforça o engajamento comunitário do time, que também participa de corridas e campanhas de arrecadação para instituições de apoio à saúde da mulher.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região