Baile de carnaval promove diversão e inclusão para idosos atendidos por programas sociais em Óbidos
07/02/2026
(Foto: Reprodução) Idosos se divertiram pra valer na edição 2026 do Carnaval da Alegria
Ascom PMO/Divulgação
No carnaval obidense, há espaço para todos os públicos caírem na folia. Prova disso é a edição 2026 do "Carnaval da Alegria", que reuniu na noite de sexta-feira (6), mais de 120 idosos, que se divertiram com a participação especial do bloco “Pai da Pinga”, um dos mais tradicionais blocos de carnaval de rua do Carnapauxis de Óbidos, no oeste do Pará. O baile foi realizado no cliper comunitário do bairro de Santa Terezinha.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Os idosos são assistidos pelos programas sociais no município, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e dos grupões de saúde coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Para o público idoso, o evento promove muito mais que diversão. O “Carnaval da Alegria” inclui, valoriza, assiste e proporciona momentos únicos para muitos idosos que não têm a oportunidade de participar da folia.
Raimunda dos Santos, de 85 anos, era uma das mais animadas entre os idosos. Ela descreveu a importância do evento para ela, principalmente porque proporciona bem-estar e saúde.
Carnapauxis 2026: Óbidos vive a expectativa para o maior carnaval de rua da região
“Para mim, é grande coisa. Antes não tinha essas coisas, mas hoje tem e a gente pode viver. Eu tenho 85 anos e não tenho inveja de quem tem 18, porque eu tenho saúde e eu aproveito, e isso significa pra mim saúde. Tenho 9 anos de academia da saúde. Esse pessoal acolhe muito bem os idosos. Eu me sinto maravilhada, graças a Deus, tô feliz. Muito obrigada”, agradeceu a aposentada.
O mesmo sentimento de agradecimento foi expressado pelo aposentado José dos Santos, de 83 anos, que se disse muito satisfeito com o momento.
“Eu me sinto muito feliz, muito alegre e muito satisfeito, porque eu sempre gostei de vir aqui, brincar o carnaval, o Pai da Pinga. É difícil eu faltar no Pai da Pinga, eu e minha esposa também. Um feliz carnaval pra todo mundo, pra todos que estão aqui, e muito obrigado.”
Idosos presentes no Carnaval da Alegria 2026
Ascom PMO/Divulgação
Para proporcionar um ambiente aos moldes do Carnapauxis, o local do evento foi totalmente ornamentado, com destaque para as estruturas com as máscaras e capacetes da figura maior do carnaval obidense, o Mascarado Fobó. O ambiente impressionou os idosos e deixou a folia ainda mais acolhedora.
A diretora da Proteção Básica da Rede Municipal de Assistência Social, Naiara da Silva, lembrou que os idosos aguardam ansiosos pelo evento de carnaval que proporciona o fortalecimento de vínculos entre os usuários.
“Esse momento realiza a interação entre a academia de saúde, com a secretaria de assistência social, os grupões e os dois núcleos que nós temos na assistência social. A questão do brincar, do pular, do interagir, o fortalecimento de vínculos e da convivência com os nossos idosos é fundamental para a vida deles. Por isso, não medimos esforços para realizar o Carnaval da Alegria que eles já tanto esperam para se divertirem à vontade. Estamos felizes com a alegria deles e o resultado desse momento”, disse Naiara.
Idosos mostraram que a folia não tem idade
Ascom PMO/Divulgação
A festa contou também com uma logística de transporte para levar e trazer os idosos às residências, além da alimentação e bebidas adequadas ofertadas ao longo do “Carnaval da Alegria”.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região