Belém recebe oficinas de mobilização sobre candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial da Unesco
31/07/2025
(Foto: Reprodução) Belém recebe oficinas de mobilização sobre candidatura do Theatro da Paz a Patrimônio Mundial da Unesco
Agência Pará
Na próxima terça-feira (5), Belém será sede de oficinas voltadas à candidatura do Theatro da Paz (PA) e do Teatro Amazonas (AM), ao título de Patrimônio Mundial da Unesco.
As atividades serão realizadas no Centro Universitário do Pará (Cesupa), unidade AC3, na avenida Alcindo Cacela, nº 1416, com entrada gratuita.
A iniciativa faz parte do processo de construção coletiva do Plano de Gestão da candidatura, com o objetivo de envolver e mobilizar a sociedade na valorização desses importantes patrimônios culturais da região Norte.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Ao todo, serão seis oficinas distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde. Pela manhã, das 8h30 às 12h, as oficinas são:
formação e educação patrimonial;
turismo;
economia criativa;
percepção;
apropriação cultural;
e espetáculo.
À tarde, das 14h30 às 17h30, serão realizadas outras três oficinas:
conservação;
arquivo;
educação e história;
e cidade, paisagem e complexo de praças do entorno.
As atividades são abertas a toda a população e de forma gratuita. As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário on-line, disponível aqui.
Belém recebe oficinas para candidaturas dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial da Unesco
Agência Pará
As escutas sociais são coordenadas pelas superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará e no Amazonas, em parceria com as secretarias de Cultura estaduais e municipais.
Sobre a candidatura
O dossiê técnico que formaliza a candidatura dos Teatros da Amazônia foi submetido à Unesco em janeiro de 2025, elaborado pelo Iphan em parceria com o Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, os governos do Pará e do Amazonas, e as prefeituras de Belém e Manaus. A candidatura segue em fase de avaliação.
A próxima etapa será a visita técnica do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), órgão consultivo da Unesco, que realizará vistorias presenciais nos dois teatros indicados.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.