Chuva causa alagamentos em área externa da COP 30 em Belém e surpreende visitantes
10/11/2025
(Foto: Reprodução) Chuva forte atrapalha partes da Blue Zone na COP30
A chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (10) em Belém durou cerca de 20 minutos, mas foi suficiente para causar alagamentos em áreas externas do Parque da Cidade, onde é realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).
Na Avenida Júlio César, um dos principais acessos à Blue Zone, o acúmulo de água cobriu calçadas e obrigou participantes a tirar os sapatos e seguir com eles nas mãos; outras preferiram contornar o alagamento e caminhar pela pista, ao lado de ônibus e veículos, para evitar molhar os pés.
📲 Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
🌎 Veja aqui tudo sobre COP 30
Terno só por 5 minutos, boné e adaptar itens na mala: estrangeiros 'se viram' no calor de Belém
Relembre: Alagamentos não são causados só por forte chuva e maré alta, diz especialista; entenda
Chuva causa estrago na parte externa da blue zone da COP30
Os paraenses já estão acostumados com o fenômeno, mas o cenário surpreendeu os visitantes, que optaram por levantar a bainha das calças do traje esporte fino exigido na zona.
Com a chuva, o trânsito que estava intenso ficou ainda mais complicado na área. O ônibus circular COP, por exemplo, que sai da Blue Zone em direção a Green Zone passando por ruas no entorno do bairro Pedreira, levou quase uma hora em um percurso que geralmente leva alguns minutos.
Chuva típica de Belém marcou o início da COP 30 e expôs o desafio do clima amazônico para participantes estrangeiros.
g1 Pará / Taymã Carneiro
🌡️ Além da chuva, o clima quente e úmido da cidade também tem sido um desafio para os participantes que fora. Representantes de países como China e Ucrânia, acostumados a temperaturas próximas de 0ºC, enfrentam agora quase 35ºC, com sensação térmica de até 40ºC.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse todas as notícias do estado no g1 Pará.