COP 30: Ruas de Belém começam a ser liberadas, após semanas fechadas para evento da Onu
22/11/2025
(Foto: Reprodução) Cruzamento entre Avenida Doutor Freitas e Duque de Caxias voltou a ser liberado
Valéria Martins/g1
As vias de Belém que estavam bloqueadas há três semanas para Conferência do Clima (COP30) começaram a ser liberadas neste sábado (22). Mesmo com a continuidade de algumas reuniões entre lideranças na Blue Zone, as Avenidas Doutor Freitas e Duque de Caxias, por exemplo, tiveram trechos liberados.
O cruzamento entre as duas avenidas era um dos pontos totalmente bloqueados e que tinha até tanque de guerra compondo o bloqueio.
Veja abaixo o antes (em 4/11) e depois (22/11) do cruzamento de avenidas que dava acesso ao espaço da COP:
Initial plugin text
Após a Cúpula de Líderes, o tanque deu espaço a grades e tendas na via, onde militares reforçavam a segurança no acesso aos credenciados durante toda a COP 30.
Também neste sábado (22), os dois navios cruzeiros que estavam sendo usados de hospedagem deixaram Belém e junto deles, alguns participantes da COP, foram embora. Muitos participantes procuraram o aeroporto de Belém que estava com movimento intenso na tarde deste sábado.
Segundo o Ministério do Turismo, ao menos 9 mil estrangeiros estiveram em Belém e a Blue Zone, espaço da COP que exigia credenciamento, teve 42 mil participantes de 195 países. Mesmo com a despedida da COP, muitos turistas conseguiram visitar pontos turísticos de Belém - veja no vídeo abaixo):
Turistas lotam pontos turísticos de Belém durante a COP 30 em Belém
📲 Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
COP30 aprova acordos com meta de triplicar financiamento e sem definição para o 'mapa do caminho'
Três pessoas seguem internadas, após incêndio na COP 30; PF investiga causas
Alteração no trânsito
Neste sábado (22), o cruzamento das Avenidas Doutor Freitas e Duque de Caxias estava parcialmente liberado e com agentes de trânsito no local orientando os motoristas.
O trecho da Avenida Dr. Freitas, entre a avenida Rômulo Maiorana e a avenida Visconde de Inhaúma, e o cruzamento das avenidas Duque de Caxias com a Alferes Costa também foram liberados.
A Avenida Júlio César, que passa ao lado do Parque da Cidade, espaço da COP 30, também foi liberada.
No entanto, alguns bloqueios ainda seguem neste fim de semana: A Avenida Brigadeiro Protásio, que passa em frente à Blue Zone, pode permanecer fechada até segunda-feira (24), segundo a prefeitura de Belém
O decreto que autoriza Garantia da Lei e da Ordem (GLO)na capital paraense vai até este domingo (23) e na segunda-feira (24) começam a ser retomadas as aulas na Grande Belém, após férias escolares.
" Belém entra na fase final de reorganização viária após sediar um dos maiores eventos ambientais do planeta. A liberação progressiva das vias permitirá que a cidade retome sua rotina de mobilidade de forma planejada, segura e alinhada", informou a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel).
Tanques de guerra estão nas ruas de Belém
Raimundo Paccó/Ag. Enquadrar/Ag. Globo
A rotina de quem mora na Grande Belém estava diferente por causa da segurança reforçada nas ruas para a Cúpula do Clima e a COP 30. Havia tanques de guerra em algumas ruas e constantes sobrevoos de helicópteros.
Havia pelas ruas de Belém agentes da Polícia Federal da PRF próximos ao local do evento e em hoteis onde delegações estão hospedadas, além de reforço de guardas e agentes de trânsito nas ruas.
A atuação militar faz parte da articulação com os órgãos de segurança federais e estaduais durante a COP30. A PF, por exemplo, tem fiscalizado para evitar, uso de drones e ao menos 300 drones irregulares foram identificados. A FAB também mobilizou aeronaves para atuar na COP.
Tanques de guerra estão auxiliando no bloqueio de ruas em Belém
Valéria Martins/g1
📄 Além disso, o Governo Federal autorizou o emprego das Forças Armadas para atuar na Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Até o fim do evento da ONU, helicópteros das Forças Armadas podem ser usados em diferentes missões, como operações de busca, salvamento e infiltração de tropas, o que pode exigir voos em baixa altitude.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
p