Dono de prédio é autuado suspeito de fraudar energia desde 2021 no bairro do Guamá em Belém
07/01/2026
(Foto: Reprodução) Veja os vídeos que estão em alta no g1
Uma operação conjunta autuou, nesta quarta-feira (7), o dono de um prédio no bairro do Guamá, em Belém, suspeito de fraudar o consumo de energia desde 2021. O proprietário do imóvel foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
Agentes da Polícia Civil, Polícia Científica e funcionários da concessionária de energia do estado identificaram irregularidades graves no medidor usado no prédio.
Segundo levantamento técnico, os desvios somavam mais de 172 mil quilowatt-hora (kWh), quantidade suficiente para abastecer cerca de 574 residências de consumo médio durante um mês.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
As autoridades reforçam que o furto de energia elétrica é uma prática ilegal e perigosa, com risco de acidentes graves e fatais.
A conduta é tipificada como crime no Código Penal Brasileiro, enquadrada no artigo 155, que equipara a energia elétrica a "coisa móvel" para fins de furto, com penas de reclusão de 1 a 4 anos e multa.
Furto de energia em Belém: proprietário de prédio é autuado após vistoria.
Divulgação/Equatorial Pará
A Equatorial Pará mantém canais permanentes para que a população auxilie no combate a esse tipo de crime. Denúncias de fraudes e ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima e segura.
Os clientes podem usar a Central de Atendimento pelo 0800 091 0196, o site oficial da distribuidora ou o aplicativo para smartphones.
A colaboração da comunidade é essencial para manter a regularidade e a eficiência do sistema elétrico no estado.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA