Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Interventoria, em Santarém
13/01/2026
(Foto: Reprodução) Entorpecentes, dinheiro e celulares encontrados na residência do supeito
Polícia Militar/Divulgação
Uma ação do Recobrimento e do Motopatrulhamento do 35º Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de um homem por tráfico de entorpecentes no bairro Interventoria, em Santarém, oeste do Pará. A ocorrência foi registrada na noite de segunda (12), após trabalho de monitoramento realizado por setores de inteligência da corporação, motivado por denúncias de moradores sobre a venda de drogas na região.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com a Polícia Militar, o principal suspeito já era conhecido das forças de segurança por passagens anteriores pelo mesmo crime. O ponto de venda funcionaria em uma residência localizada na rua Padre Bettendorf, que passou a ser monitorada após informações repassadas pela Agência de Inteligência do CPR I e pelo NRI/STM.
Durante o monitoramento, os policiais observaram o momento em que o suspeito saiu do imóvel em uma bicicleta, o que motivou a solicitação de apoio para abordagem. O suspeito foi localizado pouco depois, na esquina da travessa Afonso Pena e avenida Brasília, acompanhado de outro homem.
Quais as diferenças entre a prisão temporária e a preventiva?
Na abordagem, os militares encontraram com o outro homem uma porção de substância petrificada semelhante a crack. Questionado, ele afirmou que havia acabado de comprar a droga do suspeito pelo valor de R$ 10. Com o principal suspeito, foram encontrados R$ 83 em dinheiro fracionado. Ele optou por permanecer em silêncio ao ser questionado sobre a venda do entorpecente.
No caminho até a residência, o suspeito resolveu colaborar e indicou aos policiais onde escondia mais drogas. No interior do quarto, dentro do bolso de uma bermuda, foram localizadas uma porção maior de crack e outras 14 embalagens menores prontas para comercialização. No mesmo cômodo, os agentes também apreenderam uma balança de precisão e cinco aparelhos celulares, cuja origem não foi esclarecida.
A Polícia Militar informou ainda que, após consulta ao sistema IFOPEN, foi constatado que o suspeito já havia sido preso em pelo menos três ocasiões anteriores por tráfico de entorpecentes, o que reforçou a materialidade do crime.
Diante da situação, foi dada voz de prisão ao suspeito, sendo necessário o uso de algemas para evitar risco de fuga e garantir a segurança da guarnição e do conduzido. Ele foi encaminhado à 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos cabíveis.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região