Mulheres em vulnerabilidade têm acesso gratuito a absorventes em farmácias de Belém
28/01/2026
(Foto: Reprodução) Absorventes podem ser conseguidos gratuitamente por mulheres em situação de vulnerabilidade.
Reprodução / Agência Brasil
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paraense passaram a imprimir a autorização que permite que mulheres em situação de vulnerabilidade consigam absorventes nas farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular.
Essa medida, divulgada pela prefeitura da capital, busca ampliar o acesso ao benefício de forma mais ágil e integrada ao atendimento de rotina das UBSs, facilitando o cuidado com a saúde menstrual.
A pobreza menstrual é uma realidade que afeta a frequência escolar, a inserção no mercado de trabalho e a saúde de milhares de mulheres. Com essa nova iniciativa, o processo para obter o absorvente gratuito se torna mais simples: a mulher sai da UBS com a autorização em mãos, pronta para retirar o produto na farmácia credenciada sem custo.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Como funciona o acesso gratuito aos absorventes
Procurar uma UBS: a mulher deve buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima;
emissão da autorização: a equipe da UBS irá orientar e imprimir a autorização necessária, seguindo as regras do programa federal;
retirada na Farmácia Popular: com a autorização e um documento de identificação, a mulher pode se dirigir a qualquer farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular do Brasil para retirar os absorventes gratuitamente.
Quem pode receber o benefício
O programa é destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social, conforme os critérios estabelecidos pelo programa Farmácia Popular, para a promoção da saúde e dignidade.
Onde buscar o serviço em Belém
🏥 Todas as UBSs da rede municipal de Belém estão aptas a fornecer orientações e emitir a autorização. As farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular realizam a entrega gratuita dos absorventes.
Para mais informações e para verificar se a mulher é elegível para receber os absorventes gratuitamente, a orientação é procurar a UBS mais próxima.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.