Operação fiscaliza pesca ilegal no Marajó durante período de reprodução de peixes
02/02/2026
(Foto: Reprodução) Peixes apreendidos em época de defeso no Pará.
Polícia Civil
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) está realizando operações de monitoramento e fiscalização nas Unidades de Conservação (UCs) do Arquipélago do Marajó durante o período de reprodução natural das espécies aquáticas.
A ação ocorre no município de Soure entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro de 2026 e visa garantir o cumprimento da Instrução Normativa nº 48/2007 do Ibama, que estabelece regras para o defeso.
O período de defeso é fundamental para a recuperação dos estoques pesqueiros, pois proíbe temporariamente a pesca durante a fase de reprodução dos peixes.
A Instrução Normativa nº 48/2007 do Ibama estabelece as espécies protegidas e os prazos de restrição da atividade pesqueira na região amazônica.
As Unidades de Conservação do Marajó abrigam importantes ecossistemas aquáticos e a fiscalização durante o defeso contribui para a manutenção da biodiversidade e a sustentabilidade da pesca artesanal praticada pelas comunidades tradicionais do arquipélago.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará