Operação Piracema atende pescadores para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
Ação orienta pescadores para emissão de nova carteira de identidade
Operação Piracema voltada à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está sendo realizada em Santarém, oeste do Pará, com atendimento a pescadores associados à Colônia de Pescadores Z-20. O documento é essencial para que os pescadores possam receber benefícios como o Seguro Defeso, que é pago á categoria durante o período em que a pesca de algumas espécies é proibida para garantir a reprodução.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Além de acesso a benefícios, a no a Carteira de Identidade Nacional facilita aos pescadores a comprovação da atividade profissional. A emissão da CIN é gratuita.
Para o trabalho de emissão da nova CIN, uma equipe da Polícia Civil veio de Belém e a expectativa é emitir 1.200 identidades no município de Santarém, sendo 600 na ação que ocorre na Z-20.
Para a emissão da CNI é necessário apresentar: Certidão de nascimento, casamento ou divórcio (original e cópia); CPF; Comprovante de residência; Comprovação da profissão de pescador; Cadastro ativo no aplicativo gov.br (necessário para acesso à versão digital da carteira).
O atendimento segue até domingo (9) organizado por regiões e por ordem de chegada, para facilitar a vinda dos pescadores das comunidades:
Dia 4 - Maicá e Ituqui
Dia 5 - Tapará
Dia 6 - Tapajós e Lago Grande
Dia 7 - Urucurituba e Arapiuns
Dia 8 - Aritapera e Arapixuna
De acordo com Denilson Lira, coordenador da operação, 30 dias após o encerramento dos atendimentos aos pescadores em Santarém, as novas carteiras serão enviadas ao posto loca da Polícia Civil para entrega.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e RegiãoFONTE: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2026/02/04/operacao-piracema-atende-pescadores-para-emissao-da-nova-carteira-de-identidade-nacional.ghtml